05 fevereiro, 2020

Henri Matisse

Matisse, Cartaz, 1950


04 fevereiro, 2020

Zygmunt Bauman

A nossa sociedade engendra novos medos. Porque a modernidade, que se tornou «líquida», fez triunfar a perpétua incerteza: a busca de sentido e de referências estáveis foi substituída pela obsessão da mudança e da flexibilidade. O culto do efémero e os projectos a curto prazo favorecem o reinado da concorrência em detrimento da solidariedade e transformam os cidadãos em caçadores ou, pior ainda, em presas. Assim, o presente líquido segrega indivíduos medrosos, habitados pelo receio da insegurança.»
Zygmunt Bauman, Modernidade Líquida

03 fevereiro, 2020

Imogen Cunningham

Imogen Cunningham, Plant, 1930

02 fevereiro, 2020

Yahoi Kusama

Yahoi Kusama, Accumulation, 1962-64

Ben Nicholson


Ben Nicholson, OM, 1934





01 fevereiro, 2020

Edvard Munch

Edvard Munch, Inger (a irmã do pintor), 1892

Edvard Munch,

File:Thuringian Forest by Edvard Munch, Dallas Museum of Art.jpg
Edvard Munch, Thuringian Forest, 1904

31 janeiro, 2020

Edvard Munch

Edvard Munch na sua casa, perto de Oslo, 1944

30 janeiro, 2020

Teresa Amy

POEMA 20

entendi perfeitamente
algum tempo depois, que não sabia
trabalhar o corpo
do texto, nem buscar a espessura
das palavras, nem ser possuído
pelo murmúrio das folhas nem
pela melhor
música inglesa dos anos 70;

entendi que não devia incomodar-me
por não assemelhar-me em nada com Scott Fritzgerald, e
razoavelmente pensei que não devia
incomodar-me por eu (também)
querer ser um farol para
ter, pelo menos, navios
que me mirem
mesmo que nada ilumine:
é um caminho pleno de desastres, des-
astrado,
expliquei


Teresa Amy ( tradução de António Miranda)

Resultado de imagem para teresa amy
Teresa Amy , Uruguay (1950-2017)

Manuel Resende (1948-2020)


SAI DE CASA

Rasga este poema depois de o leres.
E depois espalha os bocados
Pelo vasto mundo.
Ou então na tua rua, vai à aldeia, à praia,
Atira-o ao mar, deita-o ao lixo,
Para que venha o vento, o sol, a chuva, os homens do lixo,
Acabar com ele de vez.
Passado um dia,
Sai de casa e procura
Encontrá-lo de novo.

Manuel Resende, O Mundo Clamoroso, Ainda

27 janeiro, 2020

Santu Mofokeng

Santu Mofokeng, chasseur d’ombres - Jeu de Paume
Santu Mofokeng, Winter in Tembisa vers 1991




26 janeiro, 2020

Rodin

File:Auguste Rodin Pensee Gsell 203.jpg
Rodin, La Pensée, 1901

25 janeiro, 2020

Lu Lizhi

Engoli uma lua de ferro,
disseram-me que era um parafuso.
Engoli resíduos industriais e fichas de desemprego,
jovens que morreram debruçados sobre máquinas,
engoli trabalho, engoli pobreza
engoli as pontes dos peões e uma vida enferrujada.
Não consigo engolir mais nada
porque tudo o que engulo me volta à boca
e verte para o chão da pátria:
um poema feito de vergonha.


---

Um parafuso caiu no chão
nas horas extra desta noite escura.
Caiu verticalmente, tinindo ao de leve:
ninguém notou,
tal como da última vez,
numa noite como esta
quando alguém tombou no vazio.


---

Dizem que sou
uma criança de poucas palavras.
Não o nego
mas,
fale ou não,
nesta sociedade,
estou sempre em conflito.


---

Um espaço de dez metros quadrados
apertado, húmido, escuro todo o ano:
é aqui que como, durmo, cago e penso
tusso, tenho enxaquecas, envelheço, fico doente e ainda assim não morro.
Sob esta pálida luz amarela cá estou a fixar o olhar no vazio, a rir-me
como um parvo ando para trás e para a frente, canto baixinho, leio, escrevo poemas.
Sempre que abro uma janela ou uma porta
pareço um morto
a puxar lentamente a tampa do caixão.


Lu Lizhi (trad. Sara F. Costa)

24 janeiro, 2020

Francis Bacon

Nenhuma descrição de foto disponível.
Francis Bacon, Study for Self Portrait 1982, 1984


23 janeiro, 2020

Peter Paul Rubens

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Peter Paul Rubens, Portrait of a Young Man (detalhe), c. 1613


20 janeiro, 2020

19 janeiro, 2020

Anni Albers

A geometric composition features hundreds blue triangles atop a red background.
Anni Albers, Untitled, 1969

Sophie Taeuber-Arp

An abstract painting features a mix of half and whole circles in a variety of colors against a dark background.
Sophie Taeuber-ArpComposition of Circles and Semicircles, 1935

Jack Kerouac

Brindemos pelas loucas, pelas desajustadas, pelas rebeldes e arruaceiras, pelas que não se encaixam, pelas que veem as coisas de um modo diferente, pelas que não gostam de regras e não respeitam o status quo. Podem denunciá-las, não estar de acordo, glorificá-las ou vilipendiá-las, mas o que não podem fazer é ignorá-las. Porque elas mudam as coisas, empurram para a frente a condição humana. Enquanto alguns as veem como loucas, nós vemos o génio delas, porque as mulheres que se acreditam tão loucas como para pensar que podem mudar o mundo são as que o fazem.
Jack Kerouac