Egon Schiele, Self Portrait with Chinese Lantern Plant, 1912 |
18 setembro, 2014
14 setembro, 2014
06 setembro, 2014
05 setembro, 2014
04 setembro, 2014
03 setembro, 2014
Décimo segundo
Querida Sophia, restituo hoje
o oceano por ti engenhado. O
Atlântico escrito de gigante-despido
e diro… ou humilhado, e mínimo, como gente.
Algodoal num fio redondo ao fuso
que devolvo. Retorna hoje ao teu fumo
o extremo mar d’ocidente que em mim depositaste.
o oceano por ti engenhado. O
Atlântico escrito de gigante-despido
e diro… ou humilhado, e mínimo, como gente.
Algodoal num fio redondo ao fuso
que devolvo. Retorna hoje ao teu fumo
o extremo mar d’ocidente que em mim depositaste.
Frederico Mira George, Esteganographias,
2014
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Décimo nono
{«Cheguei hoje e fui até à casa onde morreste. Ainda lá está o Teixo. Fiquei uns minutos, solene, a imaginar-me.»}
{«Cheguei hoje e fui até à casa onde morreste. Ainda lá está o Teixo. Fiquei uns minutos, solene, a imaginar-me.»}
Nunca desci à praia. Mas claro,
todos os dias entrevi o mar com fotográfica
religião; senti-lhe o contorno nas pálpebras
e d’Inverno chorava ponteiros-de-relógio
, inepto, sem consumar tamanho desejo d’areia.
¡Os poetas são sempre a encarnação do desacerto!
todos os dias entrevi o mar com fotográfica
religião; senti-lhe o contorno nas pálpebras
e d’Inverno chorava ponteiros-de-relógio
, inepto, sem consumar tamanho desejo d’areia.
¡Os poetas são sempre a encarnação do desacerto!
Frederico Mira George, Esteganographias/Aqui
Começa o Atlas, 2014
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Frederico Mira George,
poesia,
poesia portuguesa
02 setembro, 2014
06 agosto, 2014
Encontrei, naquela longa jornada, as doses necessárias para a formação do poema. Ali me foram dadas as contribuições da terra e da alma. E penso que a poesia é uma acção passageira ou solene em que entram em doses medidas a solidão e solidariedade, o sentimento e a acção, a intimidade da própria pessoa, a intimidade do homem e a revelação secreta da Natureza. E penso com não menor fé que tudo se apoia - o homem e a sua sombra, o homem e a sua atitude, o homem e a sua poesia - numa comunidade cada vez mais extensa, num exercício que integrará para sempre em nós a realidade e os sonhos, pois assim os une e confunde.
E digo igualmente que não sei, depois de tantos anos, se aquelas lições que recebi ao cruzar um rio vertiginoso, ao dançar em torno do crânio de uma vaca, ao banhar os pés na água purificadora das mais elevadas regiões, digo que não sei se aquilo saía de mim mesmo para se comunicar depois a muitos outros seres ou era a mensagem que os outros homens me enviavam como exigência ou embrazamento. Não sei se aquilo o vivi ou escrevi, não sei se foram verdade ou poesia, transição ou eternidade, os versos que experimentei naquele momento, as experiências que cantei mais tarde.
De tudo aquilo, amigos, surge um ensinamento que o poeta deve aprender dos outros homens. Não há solidão inexpugnável. Todos os caminhos conduzem ao mesmo ponto: à comunicação do que somos. E é necessário atravessar a solidão e aspereza, a incomunicação e o silêncio para chegar ao recinto mágico em que podemos dançar com hesitação ou cantar com melancolia, mas nessa dança ou nessa canção acham-se consumados os mais antigos ritos da consciência; da consciência de serem homens e de acreditarem num destino comum.
Pablo Neruda, Nasci para Nascer
04 agosto, 2014
Em criança e em adulto, andei muito mais entre rios e aves
que entre bibliotecas e escritores.
Também assumi o dever antigo dos poetas: a
defesa do povo, das pessoas pobres exploradas.
Isto tem importância? Penso que são fascinações
comuns a todos os que escreveram, escrevem e escreverão poesia. O amor tem, é claro,
muito a ver com isto e deve pôr as suas cartas na mesa.
Começo amiúde a ler disquisições sobre a poesia,
que nunca chego a terminar. Uma quantidade de pessoas excessivamente cultas
dispôs-se a escurecer a luz, converter o pão em carvão, a palavra em parafuso. Para
separar o pobre poeta dos seus companheiros de planeta, dizem-lhe todo o género
de encantadoras mentiras. «És um génio», repetem-lhe. «És um deus
obscuríssimo». Às vezes, nós, poetas, acreditamos nessas coisas e repetimo-las,
como se nos tivessem ofertado um reino. Na verdade, esses aduladores
querem-nos roubar um reino perigoso para
eles: o da comunicação cantante entre os seres humanos.
Este mistificar e mitificar da poesia produz
abundância de tratados que não leio e detesto. Recordam-me os alimentos de
certas tribos polares, que uns mastigam longamente para que outros devorem.
Recuso-me a mastigar teorias e convido qualquer pessoa a entrar comigo num
bosque de robles vermelhos no Sul do Chile, onde principiei a amar a terra,
numa fábrica de meias, uma mina de manganês (os operários de lá conhecem-me) ou
qualquer parte onde se possa comer peixe frito.
Não sei se os homens se devem dividir em
naturais e artificiais, realistas e ilusionistas; penso que basta colocar a um
lado os que são homens e a outro os que não o são. Estes últimos nada têm a ver
com a poesia ou, pelo menos, com os meus cantos.
Pablo Neruda, Nasci para Nascer
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