20 maio, 2016

E.E. e as mãos e a voz e Brassaï

Olha
os meus dedos que 
te tocaram
e ao teu calor e vigorosa
pequenez
-vês? não se parecem com os meus 
dedos. Os meus pulsos mãos
que seguraram cuidadosamente o teu
suave silêncio (e o teu corpo
sorriso olhos pés mãos)
são diferentes
daquilo que eram.  Os meus braços
em que tu toda descansas dobrada
tranquila, como uma
folha ou alguma flor 
acabada de criar pela Primavera
ela mesma, não são os meus
braços.  Não reconheço
como sendo eu próprio este que eu vejo diante
de mim ao espelho.  não 
acredito
ter visto estas coisas jamais;
alguém a quem amas
e que é mais magro
mais alto do que
eu entrou e ficou com 
uns lábios como aqueles com que costumo falar,
uma nova pessoa está viva e 
gesticula comigo
ou talvez sejas tu quem
com a minha voz
está 
a brincar.

E.E. Cummings, Poems from the 1920's

Brassaï, Pigeondre, 1934

15 maio, 2016

La joie

Man Ray, Paul, Nush & Ady Fidelin, anos 30

08 maio, 2016

Elliott Erwitt

Elliott Erwitt, Santa Monica, California, 1955

29 abril, 2016

voyage


CT, exercícios com o olhar, 2016 












































Reconhecer dois tipos de possível: o possível diurno e o possível proibido. Tornar, se possível, o primeiro igual ao segundo; encaminhá-los na via régia do fascinante impossível, o mais alto grau do compreensível.

René Char

    



Etty Hillesum

Nova certeza: que querem o nosso extermínio. Também isso aceito. Sei-o agora. Não vou incomodar outros com os meus medos, não vou ficar amargurada se outras pessoas não entenderem do que se trata, para nós, judeus. Esta certeza não vai ser corroída ou invalidada pela outra. Trabalho e vivo com a mesma convicção e acho a vida prenhe de sentido, cheia de sentido apesar de tudo, embora já não me atreva a dizer uma coisa destas em grupo. O viver e o morrer, o sofrimento e a alegria, as bolhas nos meus pés gastos e o jasmim atrás do quintal, as perseguições, as incontáveis violências gratuitas, tudo e tudo em mim é como se fosse uma forte unidade, e eu aceito tudo como uma unidade e começo a entender cada vez melhor, espontaneamente para mim, sem que ainda o consiga explicar a alguém, como é que as coisas são. Gostava de viver longamente para no fim, mais tarde, conseguir explicar, e se isso não me for dado, pois bem, nesse caso uma outra pessoa irá fazê-lo e então um outro continuará a viver a minha vida, ali onde a minha foi interrompida, e por isso tenho de viver a minha vida tão bem e tão completa e convincentemente quanto possível até ao meu derradeiro suspiro, para que o que vem a seguir a mim não precise de começar de novo nem tenha as mesmas dificuldades.

Etty Hillesum, Diário 1941-1943



(obrigada, Graça)

Eileen Myles 2

Does it taste good
or does it look
like it tastes good
you don’t know.
See.

Eileen Myles, I Must Be Living Twice: New and Selected Poems

Eileen Myles 1

I could
cry &
the landscape
envelops
me in
mist. It’s
astonishing,
handsome
to fly like
a bird in
the pink
& brown
sky. My
heart shoots
ahead.

Eileen Myles, I Must Be Living Twice: New and Selected Poems

28 abril, 2016

Emmet Gowin

Emmet Gowin, Edith, Danville, Virginia, 1963


























Fecharia os olhos
sob os anéis dos astros, e entre os violinos
e os fortes poços da noite descobriria
a ardente ideia da minha vida.

Herberto Helder

27 abril, 2016

painting


I have not stopped loving that which is sacred in this world.

Albert Camus


Jackson Pollock painting

















26 abril, 2016

rolas e njinguiritanes



José Sá, Rolas e Njinguiritanes, Maputo, abril, 2016
































We become what we love and yet remain ourselves.

Hannah Arendt

25 abril, 2016

O dia

CT, o dia (6 anos depois, ainda sobre as fotografias de Carlos Gil), 2016



















































24 abril, 2016

Tacita Dean

Tacita Dean, Veteran Too, (quadro negro pintado a giz), 2016































It’s snowing (big flakes) and I love you.


Iris Murdoch


23 abril, 2016

Ricardo Rangel

Ricardo Rangel, Lourenço Marques, 1957

Ricardo Rangel, Quando Arde o Caniço


Ricardo Rangel, s/título
Ricardo Rangel



































































Art doesn’t go to sleep in the bed made for it; it would sooner run away than say its own name: what it likes is to be incognito. Its best moments are when it forgets what its own name is.


Jean Dubuffet


22 abril, 2016

esperar

Nuno Campos, Trip #1, 2002


























Não há mais sublime sedução do que saber esperar alguém.
Compor o corpo, os objectos em sua função, sejam eles
A boca, os olhos, ou os lábios. Treinar-se a respirar
Florescentemente. Sorrir pelo ângulo da malícia.
Aspergir de solução libidinal os corredores e a porta.
Velar as janelas com um suspiro próprio. Conceder
Às cortinas o dom de sombrear. Pegar então num
Objecto contundente e amaciá-lo com a cor. Rasgar
Num livro uma página estrategicamente aberta.
Entregar-se a espaços vacilantes. Ficar na dureza
Firme. Conter. Arrancar ao meu sexo de ler a palavra
Que te quer. Soprá-la para dentro de ti -------------------
----------------------------- até que a dor alegre recomece.


Maria Gabriela Llansol, O Começo de um Livro é Precioso

21 abril, 2016

Filipe Branquinho

Filipe Branquinho, Casa de Ferro, Sala de espera, Maputo, 2014

Filipe Branquinho, Cine África, WC, Maputo, 2014



20 abril, 2016

coração




CT, divertissement, abril 2016 















Sempre. Dormiram, acordaram, esgotaram-se. Vivem na escuridão, no vácuo. Têm mãos. Respiram sombriamente sobre as mãos.
Depois param.
Então criam a festa. As forças irrompem do fundo; fazem vacilar o fino e o precário equilíbrio da terra. Para lá da lei abolida, as coisas tornam-se vísiveis, com uma intensidade, uma transparência anterior: sinais, vozes, tudo. Como se o mundo inteiro curasse uma ressaca no corpo de cada um, e essa límpida desordem deixasse o coração escorrido.
É a festa dos homens.


Herberto Helder, Os Passos em Volta

19 abril, 2016

no meio está uma fogueira

Alfredo Cunha, Salgueiro Maia, 25 de Abril de 1974






















Esta linguagem é pura. No meio está uma fogueira
e a eternidade das mãos.
Esta linguagem é colocada e extrema e cobre, com suas
lâmpadas, todas as coisas.
As coisas que são uma só no plural dos nomes.
- E nós estamos dentro, subtis e tensos
na música.

Herberto Helder, Poesia Toda

desenhos de maio (abril)


CT, Lathyrus tingitanus (da série desenhos de maio),abril 2016























A imagem é simples.
Uma nuvem grossa
que respira fundo e o céu
alga transparente.
Mesmo ao lado
à esquerda
está a nossa felicidade
na terrível 
e momentânea
evidência do sol.

CT, Lago, 1994

18 abril, 2016

Iathyrus tingitanus

                                                                    CT, Lathyrus tingitanus (da série desenhos de maio),abril 2016

Brian Patten, ainda


Uma folha de erva


Pedes-me um poema.
Ofereço-te uma folha de erva.
Dizes que não chega.
Pedes-me um poema.

Eu digo que esta folha de erva basta.
Vestiu-se de orvalho.
É mais imediata
Do que alguma imagem minha.

Dizes que não é um poema.
É uma simples folha de erva e a erva
Não é suficientemente boa.
Ofereço-te uma folha de erva.

Estás indignada.
Dizes que é fácil oferecer uma folha de erva.
Que é absurdo.
Qualquer um pode oferecer uma folha de erva.

Pedes-me um poema.
E então escrevo uma tragédia àcerca
De como uma folha de erva
Se torna cada vez mais difícil de oferecer

E de como quanto mais envelheces
Uma folha de erva
Se torna mais difícil de aceitar.


Brian Patter (trad. Jorge de Sousa Braga)