20 outubro, 2013

"Sei que me vão censurar. Mas que hei-de eu fazer? Será culpa minha ter tido doze anos alguns meses antes da declaração de guerra? É certo que as perturbações que me causou este período extraordinário foram daquelas que nunca se sentem nesta idade; mas como não há nada tão forte que seja capaz de nos tornar mais velhos, mesmo que se aparente o contrário, foi como uma criança que tive de enfrentar uma aventura em que um homem se teria visto em embaraços. Mas não sou o único: os meus contemporâneos devem ter ficado com uma recordação desta época que não é a mesma da dos seus irmãos mais velhos. Que aqueles que já me estão a julgar mal se compenetrem bem do que foi a guerra para tantos rapazes: quatro anos e férias grandes."


Primeiras linhas de
"Com o Diabo no Corpo"
Raymond Radiguet
trad. Guilherme de Castilho
Contexto Editora, 1986

Nenhum comentário: