13 junho, 2014

(hoje é para ti, Angela.)

Sabe, se quer que lhe diga, do que eu me lembro bem, e para mim o que é importante, são os sítios onde escrevi, as situações em que escrevi. Há um poema que diz: «Quando à noite desfolho e trinco as rosas». Isto é absolutamente verdade: eu ia para o jardim da minha avó colher rosas, a minha avó já tinha morrido e era um jardim semi-abandonado, colhia camélias no Inverno e rosas na Primavera. Trazia imensas rosas para casa, havia sempre uma grande jarra cheia delas em frente da janela, no meu quarto. E depois eu desfolhava e comia as rosas, mastigava-as... No fundo era a tentativa de captar qualquer coisa a que só posso chamar a alegria do universo, qualquer coisa que floresce.


Entrevista de Sophia de Mello Breyner Andresen a José Carlos de Vasconcelos 

Nenhum comentário: